CÂNCER GÁSTRICO

14/04/2022

O Câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago.
Quais fatores aumentam o risco:
Excesso de peso e obesidade
Consumo de álcool
Consumo excessivo de sal, alimentos salgados ou conservados no sal
Tabagismo
Ingestão de água proveniente de poços com alta concentração de nitrato
Combinação de tabagismo com bebidas alcoólicas ou com cirurgia anterior do estômago
Ter parentes de primeiro grau com câncer de estômago
Doenças pré-existentes, como anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas (como gastrite atrófica e metaplasia intestinal)
Sinais e sintomas:
Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais, como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar tanto uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) como um tumor de estômago.

- O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

Massa (tumor) na parte superior do abdômen
Dor na parte superior do abdômen
Perda de peso e de apetite
Refluxo e indigestão
O diagnóstico é feito pela endoscopia digestiva alta. A Endoscopia permite ao médico visualizar o esôfago e o estômago, além de fazer biópsias (retirada de pequenos fragmentos do tecido).
No Brasil, o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres.