REFLUXO GASTROESOFÁGICO

14/04/2022

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem a garganta e esôfago, causando sintomas típicos como azia, tosse, dor para engolir e dor no peito.
O sintoma mais comum é a azia (queimação retroesternal – na região do peito que pode subir até a garganta) e outros sintomas presentes são: dificuldade para engolir, náusea, problemas respiratórios (asma, pneumonia de repetição), pigarro, tosse, rouquidão, sinusite, dor torácica não cardíaca (DTNC).
Os sintomas podem ocorrer, principalmente, com a ingestão de certos alimentos (cítricos, condimentados, gordurosos, café), fumo e álcool.
O hábito de deitar após as refeições ou comer em excesso também podem desencadear ou piorar os sintomas.
No entanto, é preciso: Evitar beber líquidos durante as refeições; Evitar comer de 2 a 3 horas antes de se deitar; Evitar deitar ou fazer exercícios logo após as refeições; Aumentar o consumo de alimentos integrais, ricos em fibras; Preferir carnes magras, peixes e leite e derivados desnatados; Aumentar o consumo de frutas e legumes.
O refluxo merece muito cuidado, pois pode causar uma inflamação na parede do esôfago que, se não for devidamente tratada, pode levar ao câncer.

Entre em contato conosco e agende sua avaliação!
A prevenção é o melhor tratamento.

📍Av. Presidente Vargas, 863. Camaquã
☎️3671-4800 ou 3671-6760.